O Botafogo não terá direito a receber qualquer valor em futuras negociações envolvendo os atacantes Luiz Henrique e Thiago Almada. Conforme apurado pelo "Canal do Manel" nesta segunda-feira (22/06/2026), o clube alvinegro optou por antecipar todos os valores referentes aos direitos econômicos dos atletas, renunciando assim a qualquer participação em possíveis transferências futuras.
Originalmente, o Botafogo mantinha uma porcentagem dos direitos econômicos de ambos os jogadores. No caso de Luiz Henrique, após a venda de 70% para o Zenit por € 35 milhões (aproximadamente R$ 220 milhões), o Glorioso ainda detinha os 30% restantes. Já com Thiago Almada, o clube possuía 50% dos direitos, após a negociação inicial com o Atlético de Madrid por € 21 milhões (R$ 135 milhões na época), acrescidos de € 9 milhões em bônus (R$ 58 milhões).
A decisão de antecipar os valores ocorreu durante a gestão da SAF sob o comando de John Textor. Com essa manobra financeira, o Botafogo encerra qualquer vínculo financeiro futuro com os atletas, independentemente de seus próximos passos no mercado. Atualmente, Luiz Henrique desperta interesse do Napoli, enquanto Thiago Almada estaria na mira do Al-Ahli, com uma proposta de US$ 30 milhões (cerca de R$ 154 milhões) já apresentada ao Atlético de Madrid.
A informação, que gerou dúvidas na torcida após notícias veiculadas pelo Tutto Sport e pelo jornalista German Grova, foi confirmada e detalha a estratégia financeira adotada pela diretoria. A antecipação dos valores garante ao clube um fluxo de caixa imediato, mas encerra a possibilidade de lucrar com futuras valorizações dos jogadores no mercado internacional.
