Receba notícias exclusivas no TelegramAlertas de gols, início e fim de jogos, além dos destaques do dia direto no seu celular.
ENTRAR NO CANAL

Flamengo propaga desinformação sobre Copa do Mundo na internet, e Botafogo manda indireta do bem

Flamengo propaga desinformação sobre Copa do Mundo na internet, e Botafogo manda indireta do bem

O Flamengo se viu no centro de uma polêmica nas redes sociais após divulgar uma informação considerada imprecisa sobre a participação de seus jogadores em Copas do Mundo. A postagem rubro-negra, que buscava destacar a marca de atletas marcando em três edições consecutivas do torneio – citando Paolo Guerrero (2018), Arrascaeta (2022) e Gonzalo Plata (atual edição) –, foi rapidamente desmentida por "Notas da Comunidade" no X (antigo Twitter).

A verdade é que, antes do clube da Gávea, outros quatro clubes brasileiros já haviam alcançado o feito de ter jogadores marcando gols em três Copas do Mundo seguidas. O Botafogo lidera essa lista histórica, com atletas balançando as redes em cinco edições consecutivas (1958, 1962, 1966, 1970 e 1974). O Santos também ostenta um feito notável, com gols em quatro Copas seguidas (1958, 1962, 1966 e 1970). Vasco e Corinthians completam o grupo dos clubes com três Copas consecutivas com gols de seus jogadores (Vasco: 1950, 1954, 1958; Corinthians: 1966, 1970, 1974).

A repercussão da desinformação gerou uma resposta sutil, mas eficaz, do Botafogo. O clube alvinegro publicou em suas redes sociais uma "indireta do bem", lembrando seu próprio histórico de ceder jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, com a frase "Clube que mais cedeu jogadores pra Seleção Brasileira em Copas do Mundo: BOTAFOGO. 🇧🇷⭐️ Fim da lista! ☑️ #TáLiberadoAcreditar". A postagem, que faz referência à hegemonia histórica do Glorioso em convocações, foi vista como uma alfinetada bem-humorada no rival.

Curiosamente, a matéria original também aponta que um jogador rubro-negro não marca um gol pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo há 40 anos, sendo o último Sócrates, em 1986. O episódio reforça a importância da checagem de fatos e da valorização da história do futebol brasileiro, onde o Botafogo ostenta marcas expressivas.

Ler na fonte original (FogãoNET)