As recentes saídas de jogadores importantes como Alexander Barboza, Jefferson Savarino e Marlon Freitas geraram um mar de questionamentos entre os torcedores do Botafogo. Agora, um dos responsáveis pelo departamento de futebol durante esse período turbulento, Alessandro Brito, veio a público para esclarecer os bastidores das negociações. Em entrevista exclusiva ao ge, o ex-diretor de gestão esportiva do clube revelou que as vendas não tiveram motivação esportiva, mas sim financeira, sendo cruciais para a manutenção das contas em dia em meio à crise enfrentada pela SAF.
"A saída dos três é muito clara para nós: foi uma questão de sobrevivência", afirmou Brito. "Não havia outro motivo, a não ser vender os atletas diante da melhor proposta para que a gente pudesse honrar os compromissos dentro do clube, sem atrasar salários, pagando jogadores, funcionários e staff em dia." Ele explicou que o cenário de incerteza, com dúvidas sobre novos investimentos e a continuidade de John Textor, forçou o Botafogo a "caminhar com as próprias pernas", buscando recursos através da venda de atletas, uma vez que as receitas de televisão e patrocínio eram limitadas.
As negociações com Marlon Freitas (vendido ao Palmeiras por cerca de R$ 33 milhões), Jefferson Savarino (negociado com o Fluminense por aproximadamente R$ 23 milhões) e Alexander Barboza (transferido ao Palmeiras por cerca de R$ 20 milhões) renderam mais de R$ 70 milhões aos cofres alvinegros, recursos essenciais para atravessar um dos períodos mais delicados da atual gestão da SAF. Além do impacto financeiro, Brito lamentou a perda de lideranças importantes dentro e fora de campo, destacando o profissionalismo e a influência positiva de Marlon Freitas e Barboza no dia a dia do elenco, especialmente com os atletas mais jovens.
Alessandro Brito, que deixou o Botafogo no fim de maio por decisão própria após sentir que seu trabalho havia sido concluído, integrou a SAF desde 2022 e participou ativamente da reformulação do departamento de scout. Ele ressaltou que, apesar da dificuldade em abrir mão de jogadores com esse perfil, a decisão foi inevitável para garantir a saúde financeira do clube e honrar todos os compromissos.
