O zagueiro Viery, que chegou a ser alvo de investidas do Botafogo no encerramento da temporada de 2025, foi vendido pelo Grêmio para a Fiorentina. A negociação, detalhada pelo jornalista Venê Casagrande, pode atingir a marca de € 17 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 101 milhões na cotação atual.
Os termos do acordo estabelecem um pagamento fixo de € 15 milhões, acrescido de mais € 2 milhões em metas de desempenho. Além dos valores imediatos, o clube gaúcho garantiu uma mais-valia, assegurando um percentual sobre o lucro de uma eventual venda futura do atleta pelo time italiano.
O interesse do Botafogo no jogador manifestou-se em dezembro, quando a diretoria alvinegra apresentou propostas para tentar viabilizar a contratação. Na ocasião, a primeira oferta consistia em um empréstimo com opção de compra fixada em R$ 6 milhões, mas todas as investidas foram prontamente rejeitadas pelo Grêmio.
Naquele período, Viery ainda estava em fase de adaptação ao futebol profissional, com apenas 12 jogos disputados. No entanto, a evolução do defensor de 21 anos foi notável em 2026, ano em que assumiu a titularidade absoluta com 27 partidas disputadas, além de registrar dois gols e uma assistência.
