O CEO da SAF do Botafogo, Thairo Arruda, demonstrou entusiasmo com o novo formato do Campeonato Carioca para 2026. Em entrevista ao site GE, após reunião na Ferj nesta segunda-feira, o dirigente destacou as mudanças significativas no torneio, que passará a contar com dois grupos de seis clubes. Os times enfrentarão os adversários do grupo oposto, seguidos por quartas de final em jogo único, semifinais em ida e volta e uma final também em partida única. Arruda elogiou o processo democrático da discussão e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).
"A gente está ansioso para essa nova competição", afirmou o executivo, ressaltando a importância do diálogo e dos ajustes nas regras. A redução do número de datas, de 16 para 11, foi outro ponto destacado por Arruda, que considerou a medida um avanço para o futebol brasileiro. "A redução de datas é um passo de evolução. Sabemos como é desgastante comparar o futebol brasileiro com qualquer liga do mundo. Aqui, jogamos muito mais, com viagens longas e competições sul-americanas em altitudes e logísticas desafiadoras. Isso prejudica a recuperação física dos atletas", explicou.
O novo modelo do Carioca busca equilibrar a competitividade e a saúde dos jogadores, alinhando-se às tendências globais de redução de jogos. Arruda ainda destacou a importância das discussões e votações realizadas, que garantiram ajustes finos nas regras do campeonato. A expectativa é que o torneio de 2026 seja mais dinâmico e menos desgastante para os clubes e atletas.
