O Botafogo trabalha intensamente nos bastidores para reforçar o elenco para o restante da temporada 2026, mesmo lidando com a resolução de seis transfer bans. De acordo com informações de Matheus Medeiros, do canal Glorioso Play, a estratégia do clube está atrelada à venda da SAF para a GDA Luma e ao andamento do processo de recuperação judicial, que permitirá ao clube definir a despesa fixa mensal com o pagamento de dívidas.
Com a expectativa de entrada de R$ 128 milhões provenientes da GDA Luma, somados a possíveis vendas pontuais de atletas — como a do jogador Danilo —, a diretoria acredita que terá fôlego financeiro para arcar com a folha de pagamento e realizar novas contratações. O cenário afasta o receio de que o clube precise vender todo o elenco para equilibrar as contas, focando agora em movimentações estratégicas no mercado.
Atualmente, a orientação passada ao setor de scout do Alvinegro é a busca por jogadores a custo zero ou por meio de empréstimos. No entanto, a possibilidade de investimentos mais robustos ainda existe. "Existe uma possibilidade da GDA liberar uma graninha, pelo menos para a gente contratar alguém. Não quer dizer que toda a janela vai ser a custo zero, por empréstimo, não", afirmou Matheus Medeiros.
Para que esse planejamento seja plenamente executado, o clube depende de um efeito dominó de eventos positivos: a concretização da venda da SAF, a entrada do aporte financeiro, a resolução da recuperação judicial e a eventual venda de Danilo. Segundo o jornalista, todos esses passos precisam dar certo para que o planejamento financeiro e esportivo do clube volte a trilhar o caminho esperado.
