O Botafogo garantiu sua vaga na Libertadores 2026 após uma emocionante vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pelo Brasileirão 2025. Com a classificação, o clube alvinegro se junta a outros 29 times já confirmados na competição continental, que ainda conta com 17 vagas em disputa. A conquista representa mais um marco na trajetória do Glorioso, que busca consolidar seu espaço no cenário internacional.
A equipe de Artur Jorge ainda tem a chance de garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, dependendo do desempenho nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Para isso, o Botafogo precisa terminar pelo menos na quinta posição. Caso o campeão da Copa do Brasil seja um dos cinco primeiros colocados, a sexta posição também pode garantir o acesso direto.
A lista de classificados já inclui grandes nomes do futebol sul-americano, como Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol pelo Brasil, além de clubes tradicionais de países como Argentina, Paraguai e Uruguai. A competição promete ser acirrada, com times de alto nível buscando o título mais cobiçado do continente.
A vitória sobre o Grêmio foi comemorada pelos torcedores e pela diretoria, que enxergam a Libertadores como uma oportunidade de crescimento e projeção. John Textor, presidente do clube, exaltou a conquista, dizendo: 'Parabéns para toda a nossa família. Vamos lá ganhar de novo!'. O Botafogo agora volta seus olhos para as próximas partidas, com o objetivo de garantir a melhor colocação possível no Brasileirão.
