O Botafogo não aparece entre os 16 times mais odiados pelos torcedores brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 10 de novembro de 2025, ouviu 2.020 pessoas em todos os estados do país e no Distrito Federal. Com um grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o estudo revelou que o Flamengo lidera o ranking de times mais odiados, com 13,5% das menções, seguido pelo Corinthians (11,1%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (4,6%).
Dentre os entrevistados, 42,2% afirmaram não odiar nenhum clube ou gostar de todos, enquanto 6,1% não souberam ou não opinaram. O Botafogo, por sua vez, não apareceu entre os 16 clubes mais citados como os mais odiados, o que pode ser visto como um reflexo positivo da relação do clube com as torcidas adversárias. A pesquisa reforça a imagem do Glorioso como um time que desperta mais simpatia do que antipatia no cenário nacional.
O resultado contrasta com outras pesquisas recentes que destacaram a torcida do Botafogo como uma das mais satisfeitas do futebol brasileiro. Em agosto de 2024, por exemplo, o clube foi apontado como tendo uma das torcidas mais contentes, reforçando a conexão positiva entre o clube e seus torcedores. A ausência do Fogão no ranking de times mais odiados pode ser interpretada como um sinal de que o clube tem conseguido manter uma imagem mais neutra ou até mesmo positiva perante os adversários.
