A Conmebol concluiu o processo de licitação mais competitivo de sua história para os direitos de transmissão de suas competições de clubes entre 2027 e 2030. Após dez meses de análises e avaliações, foram selecionadas as propostas que ofereceram as melhores condições técnicas e financeiras para a Libertadores, Sul-Americana e Recopa. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, destacou que o processo reafirma o compromisso com a transparência e o crescimento do futebol sul-americano.
Os direitos de transmissão no Brasil foram atribuídos à Globo (plataforma aberta) e ESPN (plataforma paga) para a Libertadores e Recopa, enquanto a Sul-Americana terá a TNT Sports (Warner Bros. Discovery) na TV aberta e a ESPN no sinal pago. Na América do Sul, a Libertadores será transmitida pela HBO MAX e TNT Sports, com a ESPN também garantindo parte dos direitos. O México, América Central e o Caribe terão a ESPN como única detentora dos direitos.
O processo contou com a consultoria da IMG e a auditoria da Ernst & Young (EY), garantindo transparência e solvência profissional. A Conmebol reforça sua estratégia de expansão, visando aumentar a visibilidade internacional e fortalecer o ecossistema midiático do futebol sul-americano. As competições já são transmitidas em 196 países e cinco continentes, consolidando seu impacto global.
A decisão visa democratizar o acesso às competições e potencializar o desenvolvimento do futebol na região, com experiências de transmissão cada vez mais qualificadas para os torcedores.
