Em uma reunião na sede da CBF nesta segunda-feira (10/11), os dirigentes do Botafogo, Vitória e Grêmio discutiram não apenas questões de arbitragem, mas também um acordo para zerar dívidas envolvendo quatro jogadores: Lucas Halter, Janderson, Nathan Fernandes e Wagner Leonardo. A negociação, conforme informado pelo GE, busca saldar pendências financeiras entre os clubes, incluindo a multa de R$ 1 milhão que o Vitória deve ao Botafogo por escalar Halter no jogo do último domingo, no Barradão, pelo Brasileirão.
Os presidentes Thairo Arruda (Botafogo), Fábio Mota (Vitória) e Alberto Guerra (Grêmio) estão empenhados em resolver as dívidas recíprocas. O Vitória, por exemplo, deve R$ 2,2 milhões ao Botafogo, valor que inclui um repasse ao Göztepe, da Turquia, por Janderson, além da multa pela utilização de Halter. Já o Botafogo tem uma parcela pendente na contratação de Nathan Fernandes do Grêmio, enquanto o clube gaúcho deve duas parcelas ao Vitória pela aquisição de Wagner Leonardo.
Os departamentos financeiros dos três clubes agora vão calcular as diferenças para chegar a um valor final que permita o perdão das dívidas. Lucas Halter, por exemplo, já cumpriu as metas para ser comprado pelo Vitória por US$ 1,3 milhão (R$ 6,9 milhões). Nathan Fernandes foi adquirido pelo Botafogo por até US$ 10 milhões (R$ 57,3 milhões à época), incluindo bônus por metas, enquanto Wagner Leonardo foi contratado pelo Grêmio por US$ 4,5 milhões (R$ 26 milhões).
A expectativa é que, após os cálculos, um novo acordo seja fechado, permitindo que as pendências sejam resolvidas de forma definitiva. A negociação reflete a complexidade das transações no futebol brasileiro, onde clubes frequentemente precisam ajustar contas envolvendo jogadores e multas.
