O ex-técnico do Botafogo, Artur Jorge, atualmente no Al-Rayyan, fez um comparativo entre o título brasileiro de 2024 do Fogão e o do Flamengo em 2025. Apesar dos dois clubes terem terminado com 79 pontos, o português destacou a diferença na consistência das campanhas. "Terminamos o campeonato de forma mais consistente, com 16 jogos sem perder. O Flamengo perdeu três desses últimos 16 jogos", afirmou ao site GE.
Artur Jorge ressaltou a importância da sequência final do Botafogo, que incluiu a conquista da Libertadores e do Brasileirão. "Foram quatro jogos de exigência máxima, e tínhamos os jogadores fisicamente exaustos", explicou. O treinador lamentou a derrota por 3 a 0 para o Pachuca na Copa Intercontinental, atribuindo o resultado ao desgaste físico e emocional após as conquistas.
O ex-comandante do Fogão também destacou a diferença de contexto entre os dois clubes. "O Flamengo teve um título anterior e não usou atletas no jogo com o Mirassol, o que pode fazer diferença competitiva", concluiu. A análise de Artur Jorge reforça o reconhecimento ao trabalho do Filipe Luís, atual técnico do Fogão, que também conquistou dois títulos em 2025.
