O Botafogo está envolvido em um imbróglio com o Vitória após a escalação do zagueiro Lucas Halter para o confronto deste domingo no Barradão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo a repórter Sofia Miranda, da GE TV, o clube baiano teria acertado a liberação do jogador em troca do perdão de uma dívida de R$ 4 milhões que o Glorioso possui desde a contratação do atacante Elkeson em 2011. O Botafogo, no entanto, nega veementemente a existência de qualquer acordo.
O caso ganhou contornos ainda mais polêmicos porque, como Lucas Halter está emprestado pelo Alvinegro, sua escalação contra o clube que detém os direitos federativos do atleta só seria possível mediante o pagamento de uma multa de R$ 1 milhão. O zagueiro, que já cumpriu as metas para ser adquirido em definitivo pelo Vitória no fim de 2025 por US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 6,9 milhões na cotação atual), foi confirmado como titular para o duelo.
A situação se agrava porque o Botafogo já havia deixado claro, em nota oficial, que cobraria a multa caso o Vitória escalasse Halter sem o pagamento devido. A repórter Sofia Miranda ainda destacou que o clube baiano teria feito um acordo informal para evitar o pagamento, algo que o Alvinegro nega categoricamente. Enquanto isso, o técnico Davide Ancelotti já havia relacionado o zagueiro de última hora, aumentando a tensão antes da partida.
O caso promete gerar repercussão e pode ter desdobramentos jurídicos, já que o Botafogo não reconhece qualquer acordo que isente o Vitória de pagar a multa. A torcida alvinegra acompanha de perto a situação, enquanto o Leão da Barra busca se concentrar no campo para buscar os três pontos em casa. O confronto promete ser mais do que um simples duelo esportivo, com um pano de fundo que mistura futebol e finanças.