O presidente do Vitória, Fábio Mota, expressou sua insatisfação com a recente entrada da SAF do Botafogo em processo de recuperação judicial. Segundo o dirigente rubro-negro, a medida cria uma nova camada de dívidas a serem organizadas pela justiça, impactando diretamente o clube baiano em um débito referente à venda do zagueiro Lucas Halter para o Houston Dynamo.
Em entrevista ao canal “Resenha do Leão”, Mota detalhou o prejuízo: “Nós perdemos mais R$ 1 milhão com o Botafogo agora, de novo. Halter foi vendido, o Botafogo tinha que pagar R$ 1 milhão ao Vitória pela taxa de vitrine, pediu recuperação judicial. Não é que perdemos, vamos entrar na fila do crédito de novo. A gente tem duas filas de crédito do Botafogo, uma da associação e agora uma da SAF”, lamentou.
O presidente do Vitória relembrou outros episódios financeiros envolvendo o clube carioca, citando uma dívida anterior de R$ 9 milhões referente a Elkeson. Ele criticou a situação do futebol brasileiro, que, segundo ele, se tornou uma “zona” antes da nova legislação, que prevê penalidades para clubes que entram em recuperação judicial. “Agora, pela nova legislação, com o fair play, se você pede recuperação judicial, tem uma série de penalidades que podem acontecer, já se fez pensando nisso, porque era uma zona”, completou.
Fábio Mota também não descartou a possibilidade de o próprio Vitória vir a necessitar de um regime de recuperação judicial no futuro. Ele mencionou que diversos clubes do Nordeste, como Sport e Santa Cruz, já passaram por essa situação, e que o clube baiano tem feito um grande esforço para evitá-la. “Os clubes do Nordeste, à exceção do Vitória, vamos lá, Sport, Santa Cruz, Náutico, todos pediram recuperação judicial. E a gente fez um esforço muito grande para não pedir recuperação. Não estou criticando quem pediu não, eu acho até que amanhã ou depois o Vitória também pode pedir recuperação judicial, que é quando, na verdade, você pega sua dívida e alonga para não sei quanto tempo”, ponderou, citando ainda os casos de Cruzeiro, Botafogo e Vasco.
