O carinho de Maicosuel pelo Botafogo vai além das quatro linhas. O ex-meia, que teve passagens marcantes pelo clube entre 2009 e 2012 e conquistou a torcida alvinegra, revelou em entrevista à Botafogo TV que recusou uma proposta do Flamengo, rival histórico do Glorioso, por uma promessa feita a amigos e pelo profundo respeito à sua história com a camisa botafoguense. "Eu criei uma identificação muito grande aqui no Botafogo, com pessoas, amigos que eu fiz, que eu levo para a minha vida. E eu fiz uma promessa, quando estive aqui dentro, de que eu nunca colocaria a camisa do Flamengo", afirmou o jogador, conhecido como "Mago".
Maicosuel detalhou que a decisão foi motivada pela rivalidade e pelo aprendizado adquirido no Botafogo. Ele ressaltou que se tornar botafoguense de verdade significava honrar essa promessa, pois seria fácil ceder a uma proposta financeira vantajosa e "manchar" sua trajetória no clube. "E eu acho que, para me tornar botafoguense, precisaria ser assim. Porque é muito fácil eu falar que sou botafoguense, que sou botafoguense, e um montante de dinheiro poder romper isso daí", explicou.
O ex-jogador contou que, mesmo quando estava no Atlético-MG e seu empresário informou que o Flamengo pagaria sua multa rescisória, ele se manteve firme na decisão. "Eu falei que não ia. Ele disse que não. 'Mas eles vão pagar a sua multa'. Eu falei que não vou. A gente ficou uns quatro meses sem conversar e eu acabei ficando no Atlético ainda", relatou Maicosuel, enfatizando que a atitude não era por antipatia ao Flamengo, mas sim por uma questão de princípio e fidelidade ao Botafogo. "O meu negócio é o Botafogo. Então, eu amo esse clube. Não queria também manchar a minha história aqui."
Durante a entrevista ao Botafogo Podcast, Maicosuel expressou surpresa e gratidão pela identificação que a torcida botafoguense desenvolveu com ele, mesmo sem se considerar um ídolo. Ele descreveu os momentos vividos no clube como os melhores de sua vida profissional, superando até mesmo conquistas de títulos em outros clubes. A camisa 7, em particular, foi um símbolo de sua trajetória, representando a realização de um sonho e a mística do Glorioso. "Para mim, foi mágico. Para o Botafogo, não sei, mas pra mim… Eu acho que o Botafogo me colocou em uma outra prateleira, onde eu jamais pensei em chegar", concluiu.
