Rubens Lopes foi reeleito, de forma unânime, para seu sétimo mandato como presidente da Ferj, comandando a entidade para o quadriênio 2027-2031. O dirigente obteve a totalidade dos 91 votos possíveis, incluindo o apoio dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro.
Após a confirmação de sua reeleição, Lopes abordou os desafios para a organização do Campeonato Carioca, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo Feminina no Brasil, que causará mais uma interrupção no calendário. Em suas declarações, o presidente da Ferj cometeu uma gafe ao se referir a um clube que estaria em busca de um "tetra inédito", em clara alusão ao Flamengo, atual tricampeão consecutivo.
"O calendário é um problema muito sério, cada vez mais se colocam competições disso e daquilo. Só temos 365 dias, menos 30 de férias, menos sei lá quantos que a Fifa resolve interditar para fazer a sua competição internacional. O ideal era se fizéssemos o campeonato em Marte, porque tem 700 dias. Daria para ter todas as competições que estão inserindo. Mas isso não é motivo para desânimo. Garanto que vamos encontrar alguma solução", declarou Lopes.
Em seguida, o dirigente prosseguiu com a declaração que gerou repercussão: "Ano que vem é simbólico e preocupante em duas extremidades. Temos um clube que é tricampeão, vai lutar pelo tetra inédito. Vai ter grande interesse nisso. Do outro temos todas as outras forças tentando impedir que aconteça. Acho que é uma motivação", completou, equivocando-se na referência histórica.
Vale lembrar que o Botafogo é o único clube com quatro títulos consecutivos do Campeonato Carioca em campo, com as conquistas de 1932, 1933, 1934 e 1935. O Fluminense também reivindica essa marca, com os títulos de 1906, 1907, 1908 e 1909, embora o título de 1907 tenha uma história peculiar de reconhecimento conjunto.
