Neto, goleiro do Botafogo, escapou de uma penalidade pesada no STJD ao ter a denúncia reclassificada. Julgado nesta quarta‑feira (3/6) pela 3ª Comissão Disciplinar, ele foi inicialmente acusado de ofensa à honra contra membros da arbitragem (Art. 243‑F §1º), crime que previa de quatro a seis jogos de suspensão e multa de até R$ 100 mil.
Por maioria, os conselheiros entenderam que o caso se enquadrava apenas no Art. 243‑F, sem pena mínima, reduzindo a sanção para um único jogo – já cumprido automaticamente pelo cartão vermelho recebido contra o árbitro Davi Lacerda na partida contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. O auditor Rafael Bozzano foi o único a divergir, pedindo quatro jogos de suspensão e multa de R$ 4 mil.
A defesa de Neto foi conduzida pelo diretor jurídico da SAF, André Alves, que argumentou que a conduta não justificava a pena máxima. Com a decisão, o goleiro está liberado para atuar nos próximos compromissos do Botafogo, embora perca a partida contra o Santos devido à suspensão automática já cumprida. O confronto, porém, pode ser adiado em função dos compromissos do Santos nos playoffs da Copa Sul‑Americana.
A situação destaca a importância das decisões disciplinares no Campeonato Brasileiro e o impacto direto nas escalações das equipes.
